top of page

Quando procurar um psicólogo?

Geralmente as pessoas procuram ajuda quando estão com algum sofrimento psíquico (Depressão, Transtorno do Pânico, Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Insônias, Transtorno do Pânico, Fobia Social, etc) ou ainda sintomas físicos diagnosticados com causa emocional. Porém, também podem procurar ajuda quando desejam melhorar sua qualidade de vida através do autoconhecimento.

Saúde Mental.

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

A Crise.

Entre outras coisas a angústia marca o inicio da busca do paciente pela terapia, a procura por ajuda, o reconhecimento de que algo não anda bem.

Percebo que no senso comum a crise é vista como algo ruim e perigoso. Estas percepções são decorrentes da vulnerabilidade que nos encontramos quando algo não esta como deveria, principalmente quando este “algo” é mais interno do que externo.

A Crise vem acompanhada do sofrimento e não muito distante do isolamento. Posso dizer que a crise é um acontecimento singular e extremamente pessoal a cada um que a experimenta. Não há no mundo alguém que tenha vivenciado exatamente na mesma intensidade e forma as mesmas crises que você.

Para a crise não há medidas preventivas. De forma surpreendente nós precisamos dela para ser impulsionados, é um motor do desenvolvimento.

A crise se mostra como sofrimento que aponta a necessidade de consertos, de reparos na construção de nossa história.

Buscar um terapeuta que o auxilie a passar por este período é de grande ajuda, fazendo desta fase a mais rica e proveitosa que possa ser.

bottom of page